Image Map
Blog Robsten Support. Tecnologia do Blogger.

11 de nov. de 2011

ENTREVISTA DE ROBERT AO THE GUARDIAN UK

Em um minuto Robert Pattinson era um músico desempregado e então Crepúsculo o transformou no segundo maior e mais bem pago astro Britânico. Com o fim eminente da famosa saga vampira, ele conversa com Sanjiv Bhattacharya sobre o quão assustador é retornar a superfície da luz do dia.

Quando perguntada sobre as pressões da fama, Emma Watson (a Hermione da série Harry Potter) disse que estava feliz porque não era Robert Pattinson. “Eu nem consigo imaginar que tipo de fama deve ser essa,” disse ela. “Tantas pessoas querem estar na posição dele e ele tem a melhor vida possível, mas na verdade existem preços a serem pagos. Não me inteprete da minha perspectiva. Não é tão ruim para mim. Eu não estou na posição do Rob: eu não tenho pessoas gritando, chorando e me agarrando o tempo inteiro. E sou agradecida por isso.”

E isso quer dizer algo quando a estrela de Harry Potter diz que você é muito famosos. Mas Pattinson – mais conhecido como RPattz – parece que esta levando as coisas na esportiva. Ele cumprimenta as multidões gritantes com humor e charme, e até posa para fotos. Não existem registros de drogas ou brigas com paparazzi. Até o romance que ele mantem com a sua co-star de Crepúsculo, Kristen Stewart a dois anos tem sobrevivido as manchetes de revistas de fofocas, um atestado de sangue frio do astro de 25 anos.

Então hoje ele está em paz. Ele esta no Four Seasons Hotel em Beverly Hills para falar sobreAmanhecer – Parte 1, o quarto filme da saga Crepúsculo e que tem sido a sua vida pelos últimos quatro anos. Quando ele aparece, ele está uma verdadeira bagunça. Seu famoso cabelo esta desarrumado e a sua camiseta furada. Nem mesmo aparenta ser um ‘furo fashion’ , a costura até desapareceu. Ele aparenta que acabou de ser atacado por uma gangue de Twi-Hards.

Felizmente, Pattinson aparenta não se preocupar. Nos anos de Crepúsculo seus pensamentos parecem ter se tornado naquilo que sua vida hoje consiste em ser. “É como ser comparado a uma pessoa que esteve em dois grandes filmes e meio que desapareceu logo depois, mesmo que tenha tido um sucesso incrivel e satisfatório,” fiz ele, mordando a ponta do dedo. “Tipo Luke Skywalker.” Ele coça a cabeça. “Mas qual raios que era o nome dele?”

Mark Hamill.

“Sim! As pessoas falavam: ‘Oh, é a maldição de Mark Hamill,’ e coitado do Mark Hamill. Jesus Cristo.” Ele se balança na cadeira e solta alguns risos, aparentemente reconhecendo o óbvio estado de sua camiseta. “Eu quero dizer, eu tenho certeza que ele se deu muito bem.”

É fácil esquecer que o charme que emana deste homem comanda, pelo menos, US$ 12 m por filme. As suas maças do rosto são um mistério mas os seis olhos parecem muito mais distantes do que você espera – é o rosto de um modelo, muito mais atrativo em 2D. E Pattinson não tem nenhuma arrogância ou ‘frescura’. Mesmo sendo tão alto, ele não se impõe. Sua linguagem corporal é algo mais livre, esperando que ele não acabe por cair. “Eu fico me preocupando em impedir a destruição o tempo inteiro,” diz ele com um encolher de ombros.

Esse medo apocalíptico vem da forma como a sua carreira começou. Em um momento ele era um completo desconhecido. E logo depois, do nada, Crepúsculo aconteceu e ele se tornou no Elvis. As garotas ao redor do mundo tremeram por ele, e também as suas mães. A revista Time declarou Pattinson como uma das Pessoas Mais Influentes do Mundo em 2010. E agora o fim está próximo.

Amanhecer é o último livro da saga, mas a Summit Entertainment, determinada a tirar o máximo dos dólares dos fãs se utilizou do truque de Harry Potter e fez o último filme em duas partes (a segunda chegará aos cinemas no ano que vem). Como eles fizeram para transformar dois filmes de um único livro será algo interessante de ver. A trama de Amanhecer, na qual o romance humano-vampiro entre Edward [Pattinson] e Bella [Stewart] finalmente chega até o altar, não oferece um climax recheado de ação como “Harry Potter e as Relíquias da Mortes”, por exemplo.

“Em termos de carreira, Crepúsculo foi o meu cobertor seguro,” diz Pattinson. Então ele enruga a testa por um momento e se corrige. “Não um cobertor, um porto seguro. Eu tinha três, quatro meses de janela disponivel para fazer um outro trabalho. Eu sabia que sempre teria outro filme de Crepúsculo vindo na sequência, o que é teoricamente uma garantia de se fazer muito dinheiro. Então eu estava liberado para falhar.”

Agora o porto seguro se foi. As estacas foram levantadas. Uma vez ele descreveu o ator de escolher papéis como algo ‘incapacitante’.

“Antes que o último seja lançado, você pode ter dois tipos de falhas – e é bom que elas sejam duas falhas de baixo custo. Porque se você tiver uma falhar de alto custo monetário você estará totalmente queimado nesse ambiente.”

Isso é algo estranho de se dizer, dada as circunstâncias. Ele é, depois de Daniel Radcliffe, o segundo ator mais rico do Reino Unido, com uma fortuna de £32m. Ele é um sex symbol internacional que nunca mais precisará trabalhar novamente, mesmo assim ele é o lider da novagangue Britânica que assola Hollywood na qual inclui Andrew Garfield, Tom Sturridge, Henry Cavill e Alex Pettyfer. Se existe alguém que não deveria estar nervoso sobre o seu futuro, esse alguém é Robert Pattinson. Mas mesmo assim ele está.

“É diferente para Kristen por exemplo,” diz ele, mudando o seu tom de boz. “Ela não pensa sobre isso, porque ela cresceu gradualmente fazendo filmes independentes e crescendo aos poucos, enquanto eu estava fazendo pequenos filmes na Inglaterra, depois de Harry Potter …. eu estava envolvido em gravações de nove dias por 20p e um pacote do Space Invaders. Então tudo isso aconteceu. Eu não sou só mais um outro ator que esta por ae e trabalhando. Quando você me contrata para um trabalho, você esta contratando…”

O cara de Crepúsculo?

“Sim. Agora eu sou essa coisa que tem que ser algo muito grande. E se você não consegue suprir as expectativas, que m*rda você é?“

É uma pergunta até que justa. Em certas questões, ele é apenas um cara legal, de classe média alta de uma vizinha um tanto quanto boêmia em Barnes, west London. Seu pai importava carosvintage da America e a sua mãe era booker em uma agência de modelos. Ele tem duas irmãs mais velhas que o vestiam como boneca e chamavam-o de Claudia (Pattinson sempre foi o objeto da loucura das jovens garotas!). Ele começou a modelar aos 12 anos, colocando aquelas maças do rosto para um bom uso – pouco tempo depois ele foi expulso da escola por ‘matar aulas’. Mas Pattinson nunca tinha pensado em ser ator nessa época. Sua paixão era a música, e ainda é! Aquelas cenas em Crepúsculo nas quais ele esta tocando piano? Na verdade são as mãos de Pattinson.

Então o seu pai o persuadiu a entrar no clube de teatro amador local. Uma agente de elenco o viu na produção de Tess of the D’Urbervilles e logo depois ele estava em um teste de cena como o filho de Reese Witherspoon em Feira das Vaidades (mas as suas cenas nunca entraram no filme). Porpem, Pattinson queria terminar a escola e ir para faculdade, cursando Relações Internacionais – ele até brincou com a ideia de se tornar um escritor de discursos políticos – até que conseguiu o papel de Cedric Diggory em Harry Potter e o Cálice de Fogo que saiu em 2005.

Foi uma grande ruptura na franquia, porém, apesar dele ter brilhado no personagem, ele acabou não tendo muitos caminhos abertos após o filme: os papéis que lhe eram oferecidos eram menores e assim sua carreira entrou num reverso. Haviam poucos filmes indies e feitos para a TV – como o chocante piloto da Segunda Guerra Mundial em The Haunted Airman e um músico depressivo em How to Be, isso sem mencionar o abismal The Bad Mother’s Handbookde Catherine Tate no qual o futuro Homem Mais Sexy tenta se passar por um nerd de óculos e sweaters coloridos.

Nessa época, Pattinson estava vivendo com um amigo no Soho e a sua carreira musical estava começando. Ele tinha uma banda de rock chamada Bad Girls, e então começou a tocar sozinho em gigs sob o nome de Bobby Dupea. Quando ele vôou para LA para tentar a sorte em Hollywood ele passava os seus dias tocando em bares ou indo para o cinema; sua agente, Stephanie Ritz, o deixou dormir em seu sofá. Foi nesse momento que o papel de Edward Cullen apareceu. A diretora Catherine Hardwicke estava sofrendo para conseguir preencher o papel. Ela tentou Orlando Bloom e Hayden Christiansen. Ela gostava de Henry Cavill mas ele aparentava ser muito mais velho. Ela fez testes com 5,000 rapazes para o papel antes de Pattinson.

“O teste foi na casa da Catherine, em Venice,” lembra-se ele do momento que mudou a sua vida – e o seu ‘estilo de vida’ – para sempre, o que as vezes envolvia algo sobre bagunçar a cama de Catherine com Kristen para ver se eles teriam alguma quimica. “Era eu, ela e a Kristen, e o assistente dela filmando tudo. Eu era o último daquele dia e eu já estava lá por umas três ou quatro horas, o que era mais tempo do que qualquer outro antes de mim. Então eu meio que sabia. Eu pensava: ‘Hummm, alguma coisa esta acontecendo.’”

“E essa foi a primeira vez que eu mandei um email logo depois do teste. Tipo, ‘Esse teste foi uma ótima experiência.’ Você sabe, puxando o saco do diretor. Eu sempre pensava que era algo besta e patético. Mas funcionou!”

Aparentemente ele tinha o ingrediente X que Hardwicke estava procurando: até onde Pattinson reconhece, o X deve se referir a Xanax: “Eu nunca tinha tomado um Xanax antes,” diz ele, com um olhar culpado por um momento. “Mas então eu comecei a ficar tão paranoico sobre fazer coisas erradas nos testes durante todo o tempo. Então eu tomei metade de um Xanax. E tudo foi muito bem, então eu tinha que ir e conhecer os produtores, foi ai que pensei: ‘Eu vou tomar outro Xanax!’ ” Diz ele aos risos enquanto se balança na cadeira. “E então eu fui e quase cai no sono.”

Os produtores não estavam muito impressionados. Eles achavam que Pattinson era mal vestido e muito velho para o papel. Mas Hardwicke suplicou e conseguiu uma nova reunião – desta vez, sem os medicamentos.

“Eu me barbeei umas 50 vezes antes de aparecer lá,” diz Pattinson. “Eu fiz com que eu parecesse todo limpo e attumado, usando uma camiseta V-neck branca. E quase não foi. Nenhuma pessoa me queria naquela coisa, só a Catherine e a Kristen.”

Ele disse que esperava que Crepúsculo fosse um filme indie “muito sério” – “Eu não tinha a mínima ideia que seria essa coisa enorme que você encontra no chapéu do Burger King” e que fosse aclamado pela “massa” e que tivesse os seus críticos, é claro.” (Uma frase atribuída a Stephen King diz: “Harry Potter é sobre como confrontar os seus medos, encontrar força e fazer aquilo que é certo frente a uma adversidade. Crepúsculo é sobre como é importante ter um namorado.”) Mas como vocês suspeitam, Pattinson reconheceu os limites de Crepúsculo a muito tempo atras. O diretor de Amanhecer, Bill Condon, o descreve como sendo alguém superinteligente: “Essa é a primeira coisa que você percebe. Ele é muito pensativo e analítico. E ele é um cineasta, você sabia? Ele ama os mais diversos gêneros e atores, então ele aparenta ser alguém que mal pode esperar para sair e explorar.”

As suas escolhas de papeis nos últimos tempos demonstram isso. Em Maio ele estreou o romance que se passa na Era da Depressão “Água para Elefantes”, como um impetuoso veterinário que entra para uma trupe circense depois da morte dos pais. Ano que vem ele estará nas telas com a adaptação de “Bel Ami” de Guy de Maupassant, que consiste nele sendo uma espécie de vilão e dormindo com Christina Ricci, Uma Thurman e Kristin Scott Thomas. E então teremos a adaptação de David Cronenberg para o livro Cosmópolis de Don DeLillo, uma história sobre um milionário traidor de Manhattan que perde toda a sua fortuna em um único dia. Ele descreve o roteiro como sendo “insano e dificil“; o elenco ainda inclui Samantha Morton, Paul Giamatti e Juliette Binoche. É um grande elenco. E mostra as escolhas de um ator que esta mais preocupado em procurar um desafio do que um rapaz de rostinho bonito procurando um lugar seguro para se esconder.

“Eu acho que ele fez escolhas muito inteligentes,” diz o produtor de CrepúsculoWyck Godfrey. “Ele tem um desejo muito profundo de realmente ganhar todo esse status que ele recebeu e todos estes filmes tem diretores magníficos e um material de qualidade. Eu acho que isso fala muito mais sobre quem é o Rob de verdade do que a saga Crepúsculo, porque ele vem de um grande conhecimento literário. Ele aparecia no set de filmagem lendo Molière.”

Godfrey também já viu o lado mais “astuto e determinado” de Pattinson. Durante uma das tipicas insanas semanas na qual ele tinha que gravar cenas de “Água para Elefantes” por dois dias, antes de se dirigir ao Globo de Ouro e logo depois retornar as filmagens de Amanhecer; o problema era que o se cabelo precisava estar muito mais custo para Água para Elefantes. “Eu disse, você irá precisar usar uma peruca (para o filme na década de 1930),” disse Godfrey. “Você não pode voltar com um cabelo totalmente diferente. E tanto ele quanto a sua agente me disseram: ‘Ok, entendi.’ Mas mesmo assim ele cortou o cabelo bem curto. E quando ele me viu ele disse: ‘Oh meu Deus, eu não sei o que aconteceu!’ Foi algo muito irritante mas isso mostra o tipo de dedicação que ele leva para os filmes no qual ele trabalha.”

Ele inspiração afeição e admiração entre todos os seus co-stars, que ficam maravilhados com a forma a qual ele lida com ela súbita fama de superstar. “Ele vem para o set de filmagem sem nenhuma expectativa ou atitude,” diz Ricci depois das filmagens de Bel Ami, “nenhuma destas coisas com as quais você deveria se preocupar com alguém que tenha o nível de fama que ele tem.” Michael Sheen, que esta ao seu lado nos filmes de Crepúsculo, ofereceu o veredito, de que ele “aparenta ter uma boa cabeça sobre os seus ombros.”

Pattinson sempre disse que ele admira a carreira de Leonardo DiCaprio – ele até já pediu alguns conselhos sobre prosperidade em sua carreira para DiCaprio. No Four Seasons, seus olhos se mantem fixos no horizonte. “Se um dia eu decidir parar de atuar, eu odeio a ideia das pessoas dizendo, ‘Oh, alguma vez você fez algo além daquele negócio de Crepúsculo?’ “

Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário